A mobilidade elétrica é muito mais do que dirigir com eletricidade neutra para o clima proveniente de fontes renováveis. As baterias dos veículos elétricos podem ser usadas como armazenamento temporário. E não são apenas os proprietários de veículos que se beneficiam com isso: Em médio prazo, o carregamento bidirecional pode aliviar a carga das redes de distribuição, tornando-as mais flexíveis. A Power2Drive Europe, a exposição internacional de infraestrutura de recarga e mobilidade eletrônica, apresenta o mais recente estado da arte. Como parte da The smarter E Europe, a maior aliança de exposições do continente para o setor de energia, ela será realizada de 19 a 21 de junho de 2024, no Messe München. A Conferência Power2Drive Europe, o ponto de encontro e fórum do setor para troca e discussão entre especialistas, partes interessadas e líderes de pensamento no novo setor de mobilidade, começa um dia antes.
Existem três tipos de aplicações para o carregamento bidirecional das baterias de tração de veículos elétricos: nas soluções de veículo-para-casa (V2H) e veículo-para-edifício (V2B), o armazenamento e o consumo da eletricidade ocorrem inteiramente no sistema do usuário, ou seja, em uma residência particular ou em uma empresa, atrás do medidor. Nas soluções de veículo-para-rede (V2G), o carro elétrico faz parte do sistema de energia e pode fornecer serviços de flexibilidade à rede de distribuição, armazenando eletricidade e alimentando-a de volta à rede.
Potencialidades do carregamento bidirecional
Um estudo conduzido pela NRW.Energy4Climate e pela e-mobil BW prevê que, até 2035, aproximadamente 33 milhões de veículos elétricos a bateria poderão estar nas ruas da Alemanha. Desses veículos, cerca de 65% são projetados para suportar o carregamento bidirecional. Isso se traduz em um potencial de cerca de 7,6 milhões de veículos servindo como unidades móveis de armazenamento de energia. Notavelmente, essa capacidade, que chega a 380 gigawatts-hora, supera em três vezes a demanda por armazenamento de bateria estacionária. Essas descobertas ressaltam o potencial significativo da eletromobilidade para facilitar a integração de energias renováveis.
V2G e requisitos regulatórios
A estrutura legal regulatória básica ainda está faltando para as soluções V2G que são imediatamente úteis para o funcionamento da rede. Markus Elsässer explica que “O carregamento bidirecional será um elemento decisivo da transição energética. A tecnologia tem o potencial de efetivamente aliviar a carga das redes de distribuição e torná-las mais flexíveis.”
Markus Fendt, diretor-executivo da The Mobility House, enfatiza a importância social e econômica dessa aplicação: “O carregamento bidirecional V2G reduz dramaticamente o redispatch. Com base apenas no preço da eletricidade, cada carro elétrico poderia ter sido dirigido por 40.000 quilômetros sem custo adicional em 2022. Também reduz a necessidade de expansão da rede. E, por último, mas não menos importante, perceberíamos inovações em nossa indústria líder, a indústria automobilística, na Alemanha.”
Power2Drive Europe registra crescimento maciço
Dentro da gama de tópicos da The smarter E Europe, a mobilidade elétrica está se tornando mais importante e reconhecida: Em uma pesquisa, um terço dos visitantes comerciais de todas as exposições da The smarter E Europe expressou interesse no tópico mobilidade elétrica. Consequentemente, o espaço de exposição da Power2Drive Europe foi ampliado em 80% em comparação com o ano anterior.
Power2Drive Europe
A Power2Drive Europe é a exposição internacional de infraestrutura de carregamento e mobilidade eletrônica. Sob o lema “Charging the Future of Mobility” (Carregando o futuro da mobilidade), é o ponto de encontro ideal do setor para os participantes do mundo da mobilidade sustentável. O foco é a infraestrutura de recarga, a eletromobilidade, os serviços de mobilidade e o acoplamento do setor. O Power2Drive Europe será realizado de 19 a 21 de junho de 2024 como parte do The smarter E Europe no Messe München.
Mais informações: www.powertodrive.de
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.